Resina de troca iônica: saiba o que é e como funciona

Você já ouviu falar das resinas de troca iônica? Essa técnica é muito comum em indústrias que exigem uma água com características específicas, como laboratórios, hospitais, entre outros.

Geralmente essa água não pode conter sais de cálcio, magnésio, óxido de silício e nem outras substâncias dissolvidas. Para isso, ela deve passar por um processo denominado permutação.

Nesse procedimento, os íons dissolvidos na água entram em contato com algumas substâncias sólidas, insolúveis na água. Esses íons acabam sendo adsorvidos e permutados por outros íons. Vale lembrar que essa permutação só pode ocorrer com íons da mesma carga elétrica. Ou seja: permuta de cátions com cátions e íons com íons.

As substâncias que realizam esse processo são resinas obtidas sinteticamente em forma de pequenos grânulos, denominadas resinas permutadoras de íons ou resinas de troca iônica, como são mais conhecidas.

Já o processo de tratamento que emprega as resinas de troca iônica é denominado desmineralização e, aqui na Reaton, nós oferecemos vários produtos capazes de realizar essa atividade. Seguem dois modelos:

• Desmineralizador Regeneração por Gravidade

Utilizado em indústrias químicas, alimentícias, metalúrgicas, de cosméticos, tintas, material de limpeza, eletrodomésticos, hospitais, laboratórios, entre outros, o desmineralizador de regeneração por gravidade produz água deionizada ou desmineralizada de alta pureza, com menor custo nas regenerações.

Primeiro, ocorre o pré-tratamento com carvão ativado. A deionização ocorre em leito-isolado, ou seja, primeiro a água passa pela resina catiônica e depois pela resina aniônica. A regeneração das resinas é feita por gravidade.

• Desmineralizador Regeneração por Bomba

Utilizado em indústrias alimentícias, automobilísticas, metalúrgicas em geral, de álcool, bebidas, material de limpeza, tintas, hospitais, laboratórios, entre outros, o desmineralizador de regeneração por bomba produz a água deionizada/desmineralizada de alta pureza, através de um equipamento de fácil operação.

As regenerações são feitas por bombas anticorrosivas. Inicialmente é feita uma pré-filtragem com Watercel-zn e carvão-ativado. Em seguida, a água é deionizada em duas colunas, com resina catiônica e aniônica. O Watercel-zn é um produto natural superior a areia, com capacidade em filtrar 5 micras.

Ficou interessado? Entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialistas! A Reaton conta com os melhores equipamentos para tratamento de água industrial, uma equipe altamente capacitada, além de um atendimento ideal para satisfazer todas as necessidades de nossos clientes.

Até a próxima (: