Osmose reversa ou desmineralizador de água: qual a melhor opção para minha empresa?

Você sabe qual é o melhor processo a ser utilizado no tratamento de água da sua empresa ou indústria? Osmose reversa ou desmineralizador de água, qual escolher? 

Bom, em primeiro lugar é importante destacarmos que as duas opções irão garantir uma água limpa e com qualidade. Porém, existem alguns critérios que podem influenciana decisão de qual a tecnologia usar 

Pensando nisso, a Reaton preparou esse material compartilhando com você as principais informações sobre esses métodos de tratamento e quais detalhes devemos levar em consideração, antes de escolher a melhor solução. Acompanhe!  

Desmineralizador de água 

desmineralizador de água é muito utilizado em indústrias alimentíciasautomobilísticasmetalúrgicas em geralhospitais, laboratórios, empresas de álcool, material de limpeza, tintas, entre outros.  

Ele produz água deionizada/desmineralizada de alta pureza através da remoção dos cátions e íons, a partir de um processo onde a água passa por uma resina de troca iônica, capaz de dissolver os sais presentes no líquido.  

Atualmente, existem duas opções no mercado. São elas: 

  • Desmineralizador de regeneração por bomba: nesse método, as regenerações são feitas por bombas anticorrosivas. Inicialmente é feita uma pré-filtragem com Watercel-zn e carvão-ativado. Em seguida a água é deionizada/desmineralizada em duas colunas, com resina catiônica e aniônica. Watercel-zn é um produto natural superior a areia, com capacidade em filtrar 5 micras. 
  • Desmineralizador de regeneração por gravidade: já nesse método, primeiro é realizado um pré-tratamento com carvão-ativado. A deionização/desmineralização ocorre em leito-isolado, ou seja, primeiro a água passa pela resina catiônica e depois pela resina aniônica. A regeneração das resinas é feita por gravidade. 

Osmose reversa 

Na osmose reversa é aplicada uma pressão, fazendo com que os sais dissolvidos e demais agentes de contágio sejam separados, permitindo a obtenção da água purificada. 

Além de ser utilizada para o tratamento de água em indústrias e empresas, esse método também possui outras aplicações, como:  

  • Irrigação: os sais presentes na água são retidos, impedindo a acumulação dessas substâncias no solo. 
  • Máquinas de hemodiálise: o processo filtra o sangue e retém as impurezas. 
  • Fabricação de bebidas, como alguns tipos de água mineral. 

Desmineralizador de água x Osmose Reversa 

O primeiro ponto a ser analisado na hora de escolher o tratamento de água para sua indústria é o local em que o produto será instalado. O método de osmose reversa ocupa muito mais espaço, do que comparado ao processo de desmineralização 

O equipamento, desmineralizador de água, possui fácil instalação e pode ser implementado em locais menores, tornando-se uma grande vantagem para as empresas que não possuem muito espaço disponível.  

Além disso, vale destacar que alguns métodos de osmose reversa não têm apresentado resultado satisfatório por falta de um pré-tratamento mais apurado para atingir o Índice de Medida de Sedimento – SDI. Diferente do desmineralizador de água, que apresenta um processo de pré-filtragem em todos os produtos.  

Por fim, outro detalhe importante ao escolher o método de tratamento para sua indústria é a concentração dos sais minerais e dos fatores que contaminam a água, assim como sua incidência em armazenamento.  

Esses fatores irão influenciar diretamente no pré-tratamento de maior ou menor complexidade. Por exemplo, para águas de baixo teor de sais dissolvidos (TSD), o processo de desmineralização é mais econômico em operação que o de osmose reversa.  

Para isso, o ideal é contar com uma equipe especializada para analisar qual o método mais adequado para sua empresa.  

A Reaton é especialista em tratamento de água industrial, laboratorial e residencial há mais de 15 anos. Nossos produtos oferecem alta capacidade de filtragem e todos são acompanhados de assistência técnica e explicações no local.  

Caso você tenha interesse, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Até a próxima! 

Leia também: 

– A qualidade da água e a sua importância na fabricação de álcool em gel

 3 vantagens do Deionizador de Água para Laboratório 

– Conheça o filtro de carvão ativado para tratamento de água