O que são efluentes industriais e como devemos tratá-los?

 

Hoje em dia, o cuidado pelo meio ambiente é um dos assuntos mais abordados pelas empresas. Uma das maiores preocupações é garantir que seus efluentes líquidos não prejudiquem a qualidade do ecossistema ao seu redor. Para isso, existem diversas formas de tratamento que reduzem riscos de contaminação e desastres ambientais. No artigo de hoje, iremos explicar melhor o que são efluentes industriais e qual a melhor forma de tratá-los. Confira!

O que são efluentes industriais?

Efluentes industriais são todos os resíduos líquidos gerados nas diversas atividades de uma empresa e posteriormente lançados de volta à natureza. Em outras palavras, toda água que é utilizada dentro de uma indústria, seja para incorporar aos seus produtos, para lavar os equipamentos, entre outros, e depois descartada nos rios e mares, é conhecida como efluente industrial.

Esses resíduos líquidos possuem diversas substâncias tóxicas que acabam agredindo o meio ambiente e prejudicando a biodiversidade do planeta. Por isso, é muito importante que, antes de serem descartados, recebam um tratamento correto e adequado. Veja abaixo como realizar o tratamento de efluente industrial.

Como devemos tratar efluentes industriais?

O tratamento de efluente industrial pode ser realizado de diversas formas, para isso, é necessário a presença de um técnico especializado para definir qual o processo de tratamento é o mais adequado para cada situação. Esses processos podem ser divididos em: físicos, químicos e biológicos. Veja abaixo cada um deles.

Físico

Nessa técnica, resíduos sólidos que estão presentes no efluente são retirados através de separações físicas, tais como filtração, decantação, peneiração, entre outros. Um ótimo exemplo desse tratamento de efluente industrial é a água misturada ao óleo, que através do processo físico, o contaminante (óleo) consegue ser separado e retirado da água.

Químico

Nesse tipo de tratamento de efluente industrial, são usados produtos químicos que atuam como agentes de coagulação, floculação, neutralização de PH, oxidação, redução e desinfeção em geral do efluente. Essa técnica consegue fazer a remoção dos poluentes na água através de processos químicos. Os principais são: clarificação, eletrocoagulação, precipitação, cloração, oxidação, redução e troca iônica.

Biológico

O processo biológico de tratamento de efluente industrial tem o objetivo de remover a matéria orgânica presente no líquido a ser tratado, e transformá-la em material flutuante, sedimentado ou em gases. Para isso, existem três tipos principais de processos biológicos. São eles:

• Processos aeróbios: representados por lodos ativados.

• Processos facultativos: realizados pela utilização de biofilmes (filtros biológicos, biodiscos e biocontactores).

• Processos anaeróbios: realizados em lagoas anaeróbias e biodigestores, na qual a decomposição da matéria orgânica ocorre sem a presença de oxigênio.

Agora que você já sabe tudo sobre os efluentes industriais e como devemos tratá-los, que tal investir em um mundo mais sustentável? A Reaton Solutions apresenta as melhores soluções para o tratamento de água industrial e efluentes líquidos, promovendo a reutilização do recurso, preservação dos equipamentos e consequente economia de nossos clientes.

Tá esperando o quê? Entre em contato com a gente e solicite seu orçamento! (: