Efluentes oleosos: como realizar o tratamento da maneira correta?

 

O óleo é uma substância líquida e viscosa muito presente em nosso dia a dia. Seja para a produção de algum alimento em um restaurante, ou para o conserto de uma máquina em oficinas mecânicas, esse elemento possui grande utilidade para empresas de pequeno, médio e grande porte. Porém, é importante lembrarmos que, quando descartado incorretamente, esses materiais acabam se tornando efluentes oleosos prejudiciais ao meio ambiente.

Isso porque, o óleo e a água são partículas que não se misturam e, se despejadas em rios, lagos e oceanos, sem o devido tratamento, podem causar o descontrole do oxigênio, a morte de peixes e outras espécies, além da contaminação do solo e muita sujeira.

Por isso, optar pelo tratamento de efluentes oleosos é a melhor alternativa para evitar esse problema. Para realizar tal procedimento, precisamos classificar o tipo de óleo presente no líquido. Veja abaixo:

 

  • Óleos vegetais

Esse tipo de óleo é uma gordura extraída de plantas e, por esse motivo, é considerado biodegradável. Para tratar os efluentes oleosos é necessário realizar o tratamento biológico, na qual são utilizadas bactérias que degradam as partículas de óleo presentes no líquido.

  • Óleos minerais/sintéticos

Muito presente em industrias dos segmentos siderúrgicos, metalúrgicos, de autopeças e usinagem, esse tipo de óleo é produzido através do processo de destilação do petróleo ou reações químicas. Neste casso, para tratar os efluentes oleosos é necessário utilizar equipamentos que empregam métodos físicos como, por exemplo, a densidade e a tendência que o óleo tem de flutuar sobre a água.

 

Por isso, se a sua empresa não possui uma estação própria de tratamento de efluentes oleosos, o mais indicado é contratar uma que entende do assunto.

Há 15 anos, a Reaton é especialista em tratamento de água industrial e efluentes líquidos, oferecendo os melhores serviços de manutenção, regeneração, troca de resinas, elementos filtrantes, entre outros. Todos os nossos equipamentos são instalados no local e possuem garantia de 1 ano, promovendo a reutilização do recurso, preservação das máquinas e, consequente, economia de nossos clientes.

Ficou interessado? Entre em contato com um de nossos especialistas e agende uma reunião. Até a próxima. (:

 

Leia também:

Deionizador de Água para Laboratórios

Deionizador de Água para Indústrias