Conheça o filtro de carvão ativado para tratamento de água

carvao ativado para tratamento de agua scaled

O filtro de carvão ativado para tratamento de água vem se tornando uma técnica bastante comum. Isso porque, essa substância é o adsorvente mais poderoso do mundo e um dos meios mais eficazes para a remoção de uma grande quantidade de contaminantes.

Caso você não conheça, o carvão ativado consiste em um material de grande porosidade, que se origina a partir da queima de alguns tipos de madeira. Ele pode ser encontrado na consistência em pó, com tamanho considerável de área superficial, ou em forma de granulados, sendo bastante eficiente ao realizar a adsorção e a filtração da substância.

Veja abaixo os principais elementos que filtro de carvão ativado para tratamento de água irá filtrar:

• Cloro;

• Cloramina;

• Taninos;

• Fenol;

• Sulfato de hidrogênio e alguns outros compostos voláteis que causam odores;

• Pequenas quantidades de metais, como ferro, mercúrio e cobre quelado.

Quando o líquido passa pelo filtro de carvão ativado para tratamento de água, as partículas orgânicas e produtos químicos ficam presos em seu interior. Esse processo é conhecido como “adsorção” e depende de 05 principais fatores:

• Propriedades físicas do carvão ativado;

• Composição química da fonte de carbono;

• Composição química e a concentração do contaminante;

• PH e temperatura da água;

• O período de tempo que a água é exposta ao filtro de carvão ativado.

 

Vantagens do filtro de carvão ativado para tratamento de água

Como dito anteriormente, o filtro de carvão ativado serve para remover vestígios de cloro de forma eficaz. Caso o contrário, a água resultaria em uma substância de odor e sabor desagradável.

Além disso, vale destacar que, enquanto o equipamento remove o conteúdo perigoso presente na água, ele não descarta os nutrientes saudáveis durante esse processo. Dessa forma, esse tipo de filtro carvão ativado para tratamento de água é muito indicado nos casos em que a água é utilizada na fabricação de um produto, como no caso de sorveterias, restaurantes, hotéis, cafeterias, indústrias alimentícias em geral e farmacêuticas.

Outro ponto positivo do produto é a baixa manutenção que ele possui. Basicamente, basta manter uma limpeza regular do equipamento que ele terá uma vida útil de aproximadamente 01 ano.

 

Conheça a Reaton

A Reaton atua há 15 anos no mercado e oferece a melhor solução para o tratamento de água industrial. Além disso, contamos com serviços de manutenção, regeneração, troca de resinas, elementos filtrantes e claro, produtos de altíssima qualidade! Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Até a próxima. (:

Leia também:

Conheça os tipos de Deionizadores de água

Resina de troca iônica: saiba o que é e como funciona

O que são deionizadores?