A qualidade da água e a sua importância na fabricação de álcool em gel

Diante da situação que estamos enfrentando, a fabricação de álcool em gel passou a ser mais do que essencial. Com o avanço da Covid-19, o produto ganhou força entre a população brasileira e, consequentemente, a sua comercialização também.

Porém, no começo de pandemia enfrentamos um grande problema. Além do preço ter aumentado drasticamente, o álcool em gel ficou em falta em diversos mercados, farmácias e outros estabelecimentos. Com isso, as pessoas começaram a produzir seu próprio gel antisséptico em casa. Uma atitude extremamente perigosa.

Além do produto não seguir a legislação brasileira, ele pode causar diversos riscos à saúde, queimaduras na pele, irritações e em casos extremos, pequenos incêndios.

Por isso, é fundamental que a fabricação de álcool em gel siga todos os parâmetros necessários para sua eficácia. Um deles é a qualidade da água. No texto de hoje, nós iremos compartilhar com você mais informações sobre esse produto e qual o papel da água em sua produção. Acompanhe!

Como funciona o álcool em gel?

O álcool em gel é uma solução antisséptica, feita especialmente para matar germes que possam ficar armazenados em nossas mãos e pulsos, como bactérias, parasitas, fungos e até vírus, como o da gripe e o da Covid-19. Normalmente, para a fabricação de álcool em gel é utilizado uma porcentagem de 70% de álcool etílico, emulsificantes e água.

A água possui um importante papel nesse processo. Porém, é fundamental que ela seja quimicamente pura para a eficácia do produto. Se fosse utilizada água comum, o antisséptico poderia ser contaminado com diversos tipos de bactérias, tornando-se incapaz de funcionar como um desinfetante.

Para conseguir uma água quimicamente pura, é necessário utilizar um acessório capaz de retirar todos os sais minerais presentes no líquido: o Deionizador.

O que são deionizadores?

Os deionizadores são utilizados para tratar a água que será utilizada na fabricação de álcool em gel. Com um excelente desempenho, garantido pela alta tecnologia utilizada no projeto de fabricação, eles são capazes de remover os sais minerais que estão presentes no líquido e produzir uma água quimicamente pura.

O processo de deionização é bem simples. Primeiro, a água passa por um pré-filtro para reter as partículas. Logo em seguida, ela passa por um carbonblock para retirar o sabor, o odor e o cloro. Por último, o líquido atravessa uma coluna com resinas que adsorvem os sais contidos na água, deixando-a com alta pureza e condutividade menor que 0,1 microsiemens.

Tipos de deionizadores

Atualmente, existem dois modelos de deionizadores são utilizados no mercado. Veja abaixo quais são eles:

  • Deionizador de água para laboratórios: Muito usado para análises e pesquisas em laboratórios, fábricas de bijuterias, circuitos integrados, banho de ultrassom, máquinas a vapor, galvanoplastia, entre outros, o deionizador de água para laboratórios trata-se de um equipamento de pequenas vazões que produz água de altíssima pureza. A grande vantagem desse produto é o grande custo-benefício que ele apresenta, garantido pela alta tecnologia utilizada no projeto de fabricação. Para a fabricação de álcool em gel utiliza-se esse tipo de deionizador.

  • Deionizador de água para indústrias: assim como o anterior, o deionizador de água para indústrias também produz água deionizada de alta pureza. Porém, ele utiliza o sistema de troca iônica para realizar tal procedimento. Indústrias de cosméticos, vidros, eletrodomésticos, galvanoplastia, fábricas de bijuterias e metalúrgicas, são os que mais utilizam esse produto.

Gostou do nosso conteúdo? Caso queira receber mais informações sobre a importância da qualidade da água na fabricação do álcool em gel, baixe o nosso infográfico grátis e aproveite!

BAIXAR INFOGRÁFICO

Há mais de 15 anos, a Reaton oferece soluções para tratamento de água industrial e conta com deionizadores de altíssima qualidade. Todos os nossos produtos possuem certificado de garantia de um ano e o melhor preço do mercado! A água deionizada Reaton é de apenas R$ 0,30/litro enquanto o litro de água destilada custa, em média, R$ 1,80.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Até a próxima. (:

Leia também:

3 vantagens do Deionizador de Água para Laboratório

Conheça o filtro de carvão ativado para tratamento de água